Estudando MTC

LOGOPREV-3-black-p8pbaw6i08o0sefn4n00sqxt7i6j5xvbzhfvjbkkha

Nosso Blog

Tristeza na visão da Medicina Chinesa

A tristeza é um estado caracterizado pela falta de alegria, melancolia, baixa auto estima, sentimento de solidão, angústia, e pode a longo prazo ser a porta de entrada para a depressão. O retraimento na participação ativa da vida, apego, dificuldade em formar laços duradouros, negativismo, pessimismo, tristeza profunda, depressão, melancolia são as principais características emocionais que favorecem o estado de permanência da tristeza e são características emocionais comuns ao elemento metal.

Quando analisamos pela ótica da medicina chinesa, relacionamos essa emoção com o elemento metal, composto pelo órgão pulmão e pela víscera intestino grosso, pessoas com características físicas desse elemento, como rosto estreito e longo, nariz fino, membros superiores e inferiores longos e finos e abdômen magro tem uma tendência maior de desenvolverem a tristeza, introspecção e até depressão. Além disso essa emoção por ter relação com esse elemento poderá afetar diretamente a saúde do pulmão e intestino grosso, sem contar que é no intestino que produzimos o aminoácido triptofano que é precursor da serotonina, responsável pela sensação de bem estar e prazer, quando o indivíduo se apresenta em um estado de tristeza as funções fisiológicas podem ficar comprometidas e com isso alguns sintomas físicos como asma, alergias, bronquite, rinite, sinusite, constipação, diarreia, problemas na hemorroida, psoríase, dermatite, entre outros problemas respiratórios e intestinais.

Energeticamente a tristeza é um estado que afetará a energia yang, o indivíduo triste terá uma tendência a baixa do yang qi, pois essa energia é responsável pela movimentação do qi corporal, além disso, ela fornece calor ao organismo, quando o paciente se encontra nesse padrão emocional a energia fria se sobressai deixando o paciente sem ânimo, sem disposição, introspectivo, pessimista, sem vontade para fazer nada, portanto nesses pacientes podemos elevar o yang para que haja uma melhora do fluxo de energia quente, proporcionando um aumento da circulação do qi e consequentemente pode ocorrer um aumento da disposição, do ânimo, da vontade, melhora do fluxo intestinal e por consequência haverá uma maior produção de serotonina. Claro que cada paciente é único e o tratamento dependerá do contexto do indivíduo, no entanto alguns pontos gerais pode ajudar a compor seu tratamento, além de recomendações básicas como melhora da alimentação, principalmente aumento do consumo de folhas verde escuras que favorecem a captação de oxigênio, prática regular de atividade física contribuirão muito para o sucesso do tratamento.

  • P7 + R6 – Equilibrará a energia do elemento metal, além do ponto P7 ser o ponto de abertura do Ren Mai que controla o fluxo da energia yin no corpo.
  • C7 – Ponto principal para trabalhar as emoções, pois ele limpa a região do shen – coração, ajuda na metabolização das emoções.
  • P5 – Ponto Ho do elemento metal, trabalha a tristeza.
  • Yintang e VG20 podem contribuir para melhora do estado melancólico do paciente, clareando os pensamentos, ajudando no fortalecimento da força de vontade.
  • VC17 – Ponto que auxilia na limpeza do shen
  • P9 – Limpa as energias tóxicas do organismo

OBS: Todos esses pontos podem contribuir para a melhora da tristeza, negativismo, insatisfação, pessimismo, no entanto o que garantirá o sucesso do tratamento, será a composição do protocolo de acordo com as necessidades individuais do paciente.

Nós acupunturistas podemos ser a ponte para a mudança daqueles que desejam. Tenha empatia pelo seu paciente e saiba que ele está naquela situação não porque quer mas muita vezes por falta de alguém para lhe mostrar outras possibilidades.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Quero receber mais posts como este

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações