Estudando MTC

LOGOPREV-3-black-p8pbaw6i08o0sefn4n00sqxt7i6j5xvbzhfvjbkkha

Nosso Blog

Importância da respiração e alimentação na qualidade das energias

A respiração é uma das energias pós celestiais necessárias para um bom fluxo energético, por meio dela o pulmão capta oxigênio que produz o yang que é tão importante para o metabolismo energético, lembro que o yang mantém a função dos órgãos e vísceras. O principal meio de reposição dessa energia é melhorando a captação do oxigênio e o hábito que mais atua nesse processo é a prática regular de atividade física, ela permite que o pulmão capte mais oxigênio e elimine gás carbônico auxiliando assim na desintoxicação do corpo e melhorando o fluxo das energias além de aumentar o suprimento sanguíneo para o coração e músculos aumentando a resistência e atividade corporal. Um outro recurso para melhorar a captação de oxigênio é realizando a liberação diafragmática com as agulhas de acupuntura.

A alimentação também compõe a energia pós celestial, o baço capta a energia dos alimentos para transformar e transporta-la e produzir a energia yin que consequentemente produz o sangue, lamento dizer que o tipo que alimento utilizado pelo baço para esse processo são os alimentos saudáveis, não processados e que são facilmente encontrados na natureza. Lembro que a energia yin é responsável pela estrutura física além de manter tudo no seu devido lugar ela transforma e transporta os líquidos orgânicos, logo quando o baço apresenta algum desequilíbrio pode sofrer com a umidade.

Esses dois suprimentos, respiração e alimentação são imprescindíveis para uma boa saúde emocional, energética e física, ambos compõem o yin e yang que são tão importantes para o metabolismo, fisiologia e interação energética.

O tratamento com acupuntura pode ser associado a outros recursos para uma melhora mais rápida e efetiva. Um desses recursos é inserir na rotina do paciente uma atividade física que ele goste e se ele ainda não descobriu qual é, insista para que ele busque uma até gostar de alguma. E o outro recurso é evitar o consumo de alimentos processados que inflamam o corpo e as energias. Lembre-se que comida de verdade é o alimento encontrado de forma espontânea na natureza de acordo com sua sazonalidade.

Portanto, ao unirmos todos esses hábitos o suprimento energético será mais abundante, o paciente começará a perder energia ancestral com menos intensidade, evitará o envelhecimento precoce e quem sabe até o aparecimento de possíveis desequilíbrios físicos.

Elemento metal: Auxilia na melhora da captação do oxigênio para a produção da energia yang qi, o ponto P7 pode auxiliar nesse processo.

Elemento terra: Responsável pela transformação e transporte dos alimentos e líquidos orgânicos para a formação do yin qi, pontos como E36 e BP6 auxiliam nesse processo.

Lembrando que cada paciente é único e a orientação seguindo os princípios da medicina chinesa em relação a alimentação e até mesmo atividade física irá depender da necessidade individual do paciente. Importante lembrarmos que acupunturista não pode prescrever dieta porém pode orientar o consumo ou retirada de determinados alimentos seguindo a avaliação das síndromes e natureza do alimento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Quero receber mais posts como este

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações