Estudando MTC

LOGOPREV-3-black-p8pbaw6i08o0sefn4n00sqxt7i6j5xvbzhfvjbkkha

Nosso Blog

Útero – Qual sua importância para a Medicina Chinesa

O útero é considerado um órgão extraordinário por toda a capacidade que ele tem e pelas funções por ele desempenhadas, que estão relacionadas a regulação da menstruação e ser a morada do feto durante a gestação.

Para a medicina chinesa o útero está para a mulher como o espermatozoide está para o homem, o ciclo menstrual e a espermatogênese tem como base a essência e estão ligados ao centro Dan tian.

No centro Dan Tian na mulher há a presença do útero e no homem o compartimento do jing. Do útero sairá a menstruação e do compartimento do jing o esperma será formado.

O que faz o útero ser um órgão especial é pela sua capacidade de abrigar o feto além de todo o ciclo menstrual, ele possui uma conexão direta com o coração chamada de Bao Mai e uma conexão direta com o rim, chamada de Bao Luo. Além de tudo isso ele sofre influência de todos os elementos, para que o fluxo menstrual funcione de forma harmônica, se faz necessário o equilíbrio entre os cinco elementos.

A energia yin e yang age auxiliando o útero e o ciclo reprodutor a regular suas funções durante as fases do ciclo menstrual a fim de preparar a mulher para uma possível fecundação do óvulo.

Durante a fase menstrual haverá uma ação maior da energia yang.

Na segunda fase do ciclo que é a pós menstrual a energia yin será mais utilizada, ela começará a surgir de forma mais intensa em relação ao yang.

Na fase meio do ciclo, que é a ovulatória, a energia yang será mais requisitada pois ela auxilia no rompimento do folículo.

Durante a fase pré menstrual haverá uma elevação do yin e sangue afim de encher os vasos maravilhosos que auxiliam na eliminação do sangue menstrual.

Para a mulher se faz necessário entender todas as fases do ciclo menstrual além da fisiologia do sistema reprodutor, pasmem que muitas mulheres não conhecem o seu sistema reprodutor. Ao tratar uma paciente que busca equilibrar o ciclo menstrual ou até mesmo engravidar, você como profissional deve investigar exatamente qual fase do ciclo está presente o desequilíbrio para que você possa tratar de forma assertiva.  

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Quero receber mais posts como este

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações