Estudando MTC

LOGOPREV-3-black-p8pbaw6i08o0sefn4n00sqxt7i6j5xvbzhfvjbkkha

Nosso Blog

DICAS PARA TRATAMENTO DE CANSAÇO PELA MEDICINA CHINESA

O cansaço aparece devido ao esforço físico, mental, por alguma doença ou outros fatores. Ficar cansado após um longo dia de atividades intensas é esperado do ser humano, ao final do dia temos o ato de descansar para regenerar as energias e para que o corpo “limpe” toda intoxicação acumulada ao longo do dia e assim o descanso acontece para que no dia seguinte recomece tudo outra vez. 
O problema começa a se desenvolver quando o indivíduo não consegue descansar bem o suficiente durante a noite e assim já acorda com a sensação de que deveria dormir mais, gerando um ciclo sem fim de cansaço extremo até chegar na exaustão. 
O corpo é autoregulatório, ele foi programado para se regenerar, o problema é que o ser humano desenvolveu hábitos que vai na contramão de todo esse processo fisiológico. 

Muitas pessoas trocam o dia pela noite, dormem mal, se alimentam pior ainda e isso começa a se tornar a regra e não a exceção e assim o cansaço começa a ser desenvolvido. 

O corpo humano possui um ciclo circadiano, que é o funcionamento biológico comandado pelas mudanças externas como a luminosidade regulando os ciclos inclusive hormonais do corpo e energeticamente esse ciclo também acontece que é a maré energética que regula o ciclo das energias, onde a cada 2 horas temos um pico energético de determinado órgão e víscera atuando na regulação do corpo e quando não respeitamos esses ciclos o corpo tende a entrar em desarmonia tanto física como na produção hormonal como na energética favorecendo assim o cansaço.

Na medicina chinesa assim como na medicina ocidental o cansaço é multifatorial, ele pode acontecer após um dia de muito trabalho, pelo acúmulo de estresse, noites mal dormidas, má alimentação entre tantos outros motivos. 

Energeticamente precisamos entender que quando esse sintoma aparece normalmente haverá uma deficiência energética de algum órgão e comumente está relacionado ao Baço ou Pulmão, esses órgãos participam ativamente do ciclo de formação energética do yin e yang portanto quando eles estão em desequilíbrio o cansaço por vir à tona, mas claro não são somente esses órgãos que estarão em desequilíbrio, pois depende do motivo que o seu paciente apresenta esse cansaço. 

Síndromes comuns relacionadas ao cansaço

  • Estagnação de qi do Baço – O baço é responsável por transformar e transportar a umidade, quando ele falha em realizar essa função haverá um acúmulo de umidade deixando o ambiente interno mais lento e pesado e com isso a sensação de cansaço acontece. 
  • Deficiência de yang do pulmão – O pulmão por meio da respiração capta oxigênio e favorece a circulação do qi e sangue por conta da produção da energia yang, responsável pela ação e movimento das energias. Quando ela falha haverá uma dificuldade de distribuição energética e com isso o cansaço pode aparecer. 

Essas duas síndromes são as mais comuns de serem observadas em pacientes com cansaço excessivo, no entanto não são as únicas. Segue abaixo alguma pontos de ação geral que favorecem a melhora do cansaço, lembrando que ponto sozinho não faz milagre, portanto o conjunto de pontos para tratar esse sintoma vai depender da avaliação do terapeuta em relação ao paciente, esses pontos abaixo podem ajudar na composição do protocolo. 

BA6 – Move a estagnação de qi pois fortalece o qi do baço. 

P7 – Fortalece a captação da energia yang pelos pulmões.

C7 – Auxilia no relaxamento mental.

E36 – Nutre o qi geral favorecendo a melhora do cansaço físico e mental. 

TA4 – Tem como indicação tratamento de fadiga e edema em membros inferiores. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Quero receber mais posts como este

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações