Estudando MTC

LOGOPREV-3-black-p8pbaw6i08o0sefn4n00sqxt7i6j5xvbzhfvjbkkha

Nosso Blog

Síndrome da Obstrução Dolorosa – Síndrome BI

Essa é uma síndrome da medicina chinesa que indica que uma dor foi formada no organismo por conta de uma obstrução das energias. E essa obstrução pode acontecer pela invasão de fatores patógenos como vento, frio e umidade afetando a musculatura, tendões e articulações podendo provocar sintomas não só como dor mas também formigamento e/ou sensibilidade.

A dor irá se desenvolver pois a presença de alguma desses fatores patógenos irá prejudicar o funcionamento fluido das energias promovendo assim uma obstrução e consequentemente sintomas frutos dessa paralização energética.
Uma questão precisa ser analisada, por qual motivo esse fator patógeno conseguiu invadir o organismo? Isso se dá pelo fato de já ter a presença de uma deficiência de qi e sangue que consequentemente falha em “proteger” o corpo contra a invasão desses fatores patógenos externos e a consequência será a dor.

Para diagnosticar se o seu paciente apresenta a síndrome bi, basta você analisar a língua e/ou pulso do paciente que relada dor. Se junto com essa dor houver a presença de frio, vento ou umidade o paciente está com uma síndrome bi.

Mas saber o nome dessa síndrome não muda a conduta de tratamento se você antes já tratava a dor buscando localizar a origem dela, levando em consideração os padrões de desequilíbrio está no caminho certo e agora você já sabe que a dor que seu paciente apresenta por conta dessa obstrução que é consequência de um fator patógeno, se chama síndrome bi.

Segue alguns pontos indicados para o tratamento da síndrome bi, mas temos que lembrar que ponto sozinho não faz milagre, esses pontos podem ajudar a compor seu protocolo e também se faz necessário entender onde essa dor se manifesta, se é uma dor muscular, se o problema está ligado a articulação de membros superiores ou inferiores. O bom diagnóstico vai determinar um bom tratamento.

Pontos auxiliares no tratamento

IG4 – Remove obstrução dos canais de membros superiores aliviando assim dores nesses membros.

C3 – Síndrome Bi nos cotovelos.

IG15 – Trata síndrome Bi nos ombros.

BA9 – Síndrome Bi nas pernas.

E36 – Síndrome Bi nos joelhos.

E41 – Síndrome Bi nos tornozelos.

E assim como esses inúmeros outros pontos atuam no tratamento da Síndrome Bi que no caso é uma manifestação dolorosa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Quero receber mais posts como este

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações