Estudando MTC

LOGOPREV-3-black-p8pbaw6i08o0sefn4n00sqxt7i6j5xvbzhfvjbkkha

Nosso Blog

O ponto estômago 36 (E36)

Esse ponto é um dos principais pontos de acupuntura, pois além de beneficiar o estômago no processo de separação dos alimentos ele reequilibra o elemento terra no geral e auxilia na manutenção das energias no geral. Veja abaixo as inúmeras funções desse ponto e como ele pode ajudar nos seus tratamentos de acupuntura.

O que mais gosto nesse ponto é a ação que ele possui equilibrar o yin e yang do aquecedor médio.

Ações do ponto – Equilibra o processo digestivo por meio do equilíbrio entre o yin e yang do estômago, logo fortalece a função do estômago e do seu acoplado baço. Além de influenciar na fisiologia de todo o sistema digestivo.

Promove a circulação de qi e sangue, mais uma vez atuando tanto na parte yin quanto na parte yang da energia.

Aumenta a energia de proteção do corpo (Wei qi).

Auxilia na formação dos líquidos corpóreos que são responsáveis por nutrir todos os sistemas do corpo, regularizando assim o processo fisiológico das energias.

Dispersa fatores patógenos como umidade, vento-umidade, umidade-calor, umidade-frio e por ter uma relação com o elemento terra o principal fator patógeno que ele remove é a umidade.

Indicado também para acalmar o shen, atuando assim no equilíbrio das emoções.

Por estar próximo ao joelho é um ponto que nutre essa articulação com qi e sangue.

Indicações – Baseado na ação do ponto são estabelecidas as indicações do mesmo, ao analisar os pontos para traçar um protocolo o mais indicado é observarem a ação desse ponto para saber se é o melhor dentro das indicações necessárias do seu paciente.

As principais indicações do ponto E36 são: Problemas gerais no trato gastrointestinal, como por exemplo, gastrite, estomatite, úlceras, azia. Disenteria, diarreia, anemia, asma, afecções do sistema reprodutor, edema, vertigem, insônia, obesidade, compulsão alimentar, síndrome dolorosa dos joelhos, dor nas pernas, irritabilidade, preocupação, mágoa, depressão, entre outros.

As indicações acima estão bem reduzidas pois existem ainda inúmeras outras, porém quando você entende as ações do ponto fica mais fácil identificar onde ele age com maior eficácia. No caso do ponto E36 é fantástico para o tratamento de umidade e distúrbios agudos e crônicos do elemento terra além de ter uma ação geral nos desequilíbrios de qi e sangue.

Lembro que ponto sozinho não faz verão, portanto para que o paciente tenha uma resposta eficiente é necessário o terapeuta estabelecer um protocolo de acordo com a análise geral do paciente que envolve além dos sintomas os achados da língua e pulso, o histórico geral envolvendo biotipo e emoções.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Quero receber mais posts como este

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações