Os desequilíbrios entre o Yin e Yang favorecem o desenvolvimento de desordens energéticas e consequentemente sintomas físicos e esses sintomas podem vir pela invasão de fatores patógenos externos que estão presentes no ambiente e invadem o organismo por conta desse desequilíbrio entre o yin e yang.
Mas afinal de contas, como isso acontece? Hoje vamos entender a ação da umidade no desequilíbrio das energias.
Para entendermos a ação desse fator patógeno nas energias, precisamos entender como o fator climático age.
Quando o ambiente fica úmido favorece o desenvolvimento de mofo, umidade nos ambientes físicos pois ela impregna como se fosse uma “cola”.
A umidade deixa o ambiente interno lento, com dificuldades da produção das energias, do sangue, do metabolismo fisiológico e provocará estagnações de qi e ou sangue favorecendo o desenvolvimento de nódulos e alterações na estrutura.
A umidade tem uma afinidade com o elemento terra, isso quer dizer que quando houver uma presença grande do fator climático úmido, esse elemento será o primeiro a sofrer energeticamente, elemento esse que é composto pelo Estômago e Baço, logo esses sistemas serão os mais afetados pela umidade, além disso as regiões comandadas pelo elemento terra também serão acometidas pela umidade como o sistema gastrointestinal, sistema muscular, disfunções na ATM e diversas alterações em estômago e baço podem acontecer, a partir daqui já conseguimos pensar em alguns sintomas ligados a umidade como desânimo, desmotivação, cansaço físico e mental, excesso de sono, até mesmo apetite aumentado, obesidade, desordens gastrointestinais, entre outras.
A ação da umidade é lentificar as energias logo, quando houver umidade em qualquer órgão e/ou víscera o desequilíbrio energético inicial será diminuir o ritmo das energias deixando todo o sistema físico e energético mais lento. Portanto o paciente poderá apresentar fadigas, cansaço, tensões musculares, memória fraca e falta de concentração, vontade excessiva pelo sabor doce entre inúmeros desequilíbrios do elemento terra.
A língua do paciente que apresenta umidade tenderá a ser uma língua muito úmida ou com excesso de saliva e edemaciada.
Segue abaixo alguns pontos que recomendo para diminuir o acúmulo de umidade.
BA3 – Auxilia na movimentação da umidade pois a deixa menos densa.
E36 – Diminui a umidade por meio da ação do calor, o calor irá favorecer a movimentação dessa umidade.
E40 – Elimina a umidade
Espero que tenha ficado claro a ação da umidade, agora ficará mais fácil de identificar quando ele estiver presente.