Esse elemento é extremamente importante para o processo de nutrição, formação e manutenção do corpo físico, ele é composto pelo órgão baço e pela víscera estômago, por meio dele a digestão e a transformação energética do yin é realizada. Responsável por nutrir os músculos e a articulação temporomandibular.
É pela energia do elemento terra que a integridade das estruturas é mantida, o sangue é formado e fica contido dentro dos vasos.
O estômago é responsável por recepcionar o alimento, separar a boa da parte ruim, a parte ruim é enviada aos intestinos e a boa é direcionada ao baço para que ele transforme essa energia em yin e direcione ao tórax para se juntar com a energia yang e formar o qi de reunião e direciona parte dessa energia ao coração para formar o sangue, por esse motivo o baço é considerado o órgão mais importante na formação do sangue, pois ele fornece a matéria prima principal para a formação dessa energia. Além disso o saber doce, a cor amarela a interestação contribuem para a tonificação desse elemento.
A umidade é o fator patógeno que tem afinidade com o elemento terra pois por meio desse elemento ela é processada, quando o baço está deficiente ele não consegue eliminar a umidade e consequentemente as energias ficarão mais densas e irá favorecer a estagnação do qi e/ou sangue e a língua estará úmida e edemaciada.
Características físicas: Rosto redondo com bochechas proeminentes, rosto oleoso, palma da mão quadrada com dedos curtos e roliços, membros superiores e inferiores curtos e roliços tórax largo e curto, cor amarela e estatura brevelínea.
Sinais e sintomas comuns: Obesidade, problemas digestivos como gastrite, azia, má digestão, estomatite entre outros, tensões musculares, dores e tensões na articulação temporomandibular, diabetes, memória fraca e dificuldade de concentração, esses são os sintomas mais comuns de desequilíbrio do elemento terra.