A dor na coluna é, sem dúvida, uma das queixas mais frequentes nos consultórios de acupuntura. No entanto, para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a coluna não é apenas uma estrutura mecânica de ossos e músculos, mas o eixo central onde circulam importantes meridianos, como o Bexiga (Pangguang) e o Vaso Governador (Du Mai).
Para tratar a coluna com eficácia, precisamos entender que a dor é apenas a manifestação e a causa real geralmente está ligada a raiz do problema que comumente está associada as emoções, biotipo, entre algumas outras condições.
A Relação com o Rim e a Energia Ancestral
Na teoria dos 5 Elementos, o Rim é o responsável pela saúde dos ossos e da medula. Quando falamos de dores crônicas na coluna, desgastes vertebrais ou hérnias, quase sempre há uma participação da Deficiência do Qi do Rim.
O Rim armazena a nossa Essência (Jing), e quando essa energia declina — seja por esforço excessivo, má alimentação ou processo natural de envelhecimento — a coluna perde seu suporte energético, tornando-se vulnerável a dores e inflamações.
Além da questão interna orgânica, a coluna é facilmente afetada por fatores externos e os mais comuns são frio e umidade.
- Frio: Causa contração dos tendões e estagnação do Sangue (Xue), gerando aquela dor aguda que piora no inverno e melhora com calor.
- Umidade: Gera uma sensação de peso e dor fixa, muitas vezes relacionada a processos inflamatórios crônicos ou climas úmidos.
Raciocínio Clínico: O Protocolo Integrado
Um tratamento de excelência para a coluna deve combinar pontos locais (onde a dor está) com pontos distais poderosos.
O uso de pontos como o B60 (Kunlun) e o B40 (Weizhong) é fundamental para liberar o canal da Bexiga.
Paralelamente, devemos tonificar o Rim (pontos como R3) para fortalecer a estrutura óssea a longo prazo.
Tratar a coluna é equilibrar a estrutura física com a reserva energética do paciente.
Sem nutrir o Rim, a dor pode até sumir temporariamente, mas a tendência é que ela retorne. Além disso, você pode usar pontos relacionados as síndromes apresentadas, por exemplo se o paciente apresenta uma dor no coluna e na avaliação energética você percebe a presença de umidade além dos pontos acima você pode acrescentar os pontos de E40 e BA6 que ajudarão no tratamento dessa umidade. E assim é construído um protocolo de tratamento eficaz.
Para encerrar lembro que aqui são sugestões para compor seu tratamento e não protocolos fechados para dores gerais na coluna. Associar esses pontos juntos aos pontos de acordo com sua anamnese é fundamental para um tratamento de qualidade.


