Para que você consiga selecionar os pontos de Acupuntura de acordo com a necessidade do seu paciente se faz necessário entender a ação do ponto de acupuntura, bem como associar os sintomas do paciente com os achados da língua e pulso para que seja possível fazer um tratamento completo.
Uma dica bem legal é, comece a associar o ponto de acupuntura a uma ação principal dele que fica mais fácil memorizar sobre as funções do ponto, lembro que função é diferente de indicação. A função do ponto é o que ele exerce nas energias, por exemplo o ponto E40 transforma e elimina umidade, portanto ele é indicado em casos de edema, acúmulo de secreção, obesidade, falta de memória. E quando você consegue fazer a associação do ponto com sua ação fica mais fácil lembrar das indicações desse ponto na hora do atendimento de acupuntura.
Outra dica interessante é, tenha sempre uma ordem para selecionar os pontos de acupuntura, eu sempre penso em uma dupla de vasos maravilhosos, depois nos pontos que vão tratar os padrões de desequilíbrio do paciente e para fechar pontos específicos para o problema. Por exemplo, se eu tiver uma paciente com menstruação irregular por uma deficiência de sangue do baço eu vou primeiro pensar no vaso maravilhoso que fortalece o baço que seria BA4 + CS6, depois em pontos que melhorem a deficiência do sangue como BA10, F3, BA6 e para fechar pontos de ação direta no útero como R14, Zigong, Tituo, VC4 e assim fecho o protocolo.
Portanto não é simplesmente saber que o ponto R14 trabalha a menstruação irregular, é entender a ação dele nas energias bem como os padrões de desequilíbrio do paciente e os sintomas para que você consiga selecionar os melhores pontos para o seu paciente. Costumo dizer o seguinte “trate o paciente que está com determinado sintoma e não trate apenas o sintoma”.
No dia 06/04/23 farei uma SUPER AULA te ensinando a revolucionar os pontos de Acupuntura, para que você consiga diferenciar a ação dos pontos e não fique perdido na hora de traçar um protocolo. Para se inscrever e participar da aula, basta clicar no link a seguir https://estudandomtc.com/a-revolucao-dos-pontos-de-acupuntura/