Substâncias vitais e a formação das energias

Segundo a medicina chinesa temos algumas substâncias que são consideradas vitais por serem extremamente importantes no funcionamento orgânico e energético do corpo. O desequilíbrio dessas substâncias pode contribuir para o adoecimento. As substâncias vitais para formação e funcionamento do corpo físico são:       JING QI, QI E SANGUE. Essas substâncias são formadas, transformadas e transportadas, para um bom funcionamento energético do corpo, e os órgãos e vísceras participam de todo esse processo.

Todas as substâncias vitais tem sua importância e função na fisiologia energética, porém a energia ancestral é a principal delas, também conhecida como JING QI, essa energia é responsável pelo crescimento e desenvolvimento fetal, molda o nosso DNA e entra em plena atividade no momento da concepção, doada pelos pais e unida com a energia da própria consciência, por meio dela que as outras energias são desenvolvidas, todas as substâncias vitais sofrem influência da energia ancestral seja na formação ou distribuição.

O Qi são as energias yin e yang, captadas por meio da respiração e alimentação que fornecem força e atividade para o corpo físico, mental e energético. A medida que ele vai mudando de local, muda de nome porém a base dessa energia é dividida em yin e yang que são responsáveis pela nutrição e proteção do corpo, entenda como funciona o esquema de formação e distribuição do qi.

Yin qi: Energia advinda dos alimentos saudáveis, transformada pelo baço.

Yang qi: Captada por meio da respiração pelos pulmões, relaciona-se com o oxigênio.

Gu qi: Resultado da transformação da energia dos alimentos.

Qi de Reunião: A união da energia do baço e do pulmão.

Qi verdadeiro: União do qi de reunião com a energia do rim – jing qi-

Qi de nutrição: Divisão do qi torácico, essa energia se internaliza e é responsável por nutrir os órgãos e vísceras.

Wei qi: Esse é o qi de proteção, durante o dia ele se encontra a nível de pele para proteger o corpo contra os fatores patógenos externos.

 
Esquema de formação do qi

 

O sangue é responsável por nutrir todo o corpo além de participar do processo de desintoxicação energética por meio da energia do fígado, entenda como acontece a formação e distribuição do sangue lendo o texto do link: https://estudandomtc.com/formacao-e-distribuicao-do-sangue-segundo-a-mtc/

18/11/2020

0 responses on "Substâncias vitais e a formação das energias"

    Leave a Message

    O seu endereço de e-mail não será publicado.