Preocupação – o que é e como tratar?

Preocupação significa, segundo o dicionário, estado de espírito ocupado por uma ideia fixa a ponto de não prestar atenção a nada mais. Ocupação prévia.

A nível energético e segundo a medicina chinesa a preocupação é comum ao elemento terra, por essa emoção ser de característica Yin, pois provoca na energia uma lentidão devido a dificuldade de desdobramento do pensamento por só pensar em uma ideia por vez. Consequentemente por essa energia estar mais lenta, a umidade começa a ser formada provocando assim sinais e sintomas.

Temos como órgão e víscera do elemento terra o estômago e baço pâncreas, portanto de início como a preocupação é uma emoção comum ao elemento terra ela pode desencadear desequilíbrios nesses dois sistemas. Logo, quando você se deparar com um paciente que apresentar dores estomacais ou diabetes, por exemplo, pode-se associar de início a preocupação iminente.

Os principais sintomas advindos da preocupação são:

Problemas estomacais

Diabetes

Falta de concentração e memória

Tensão muscular

Dor nas pernas ao final do dia

Obesidade

Lembro que nem todo mundo que é ou está preocupado terão esses sintomas frequentes, porém por meio desses sintomas podemos associar episódios relacionados a preocupação.

Como tratar?

Atuando nos sintomas, umidade e preocupação. Os principais meridianos que nos proporcionam esse trabalho são os de estômago e baço-pâncreas.

Sugestão de pontos:

E40: Umidade e auxilia no tratamento da preocupação.  

E36: trabalha o calor no estômago, principalmente se o paciente apresentar gastrite.

BP6: Estagnação da energia Yin.

BP9: Ponto Ho do elemento terra, principal ponto indicado para tratamento da preocupação.

 

Essas são sugestões de pontos para o tratamento da preocupação, o que realmente irá definir o protocolo final são os sinais, sintomas e relatos apresentados pelo paciente.

18/11/2020

0 responses on "Preocupação - o que é e como tratar?"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.