Insônia pela visão da MTC

A insônia pode ser desencadeada por inúmeros motivos, ela é uma consequência de desequilíbrios que afetam o elemento madeira porém a raiz do problema da insônia pode ter relação com qualquer um dos cinco elementos, pois ela pode ser desencadeada por preocupação, ansiedade, problemas respiratórios ou urinários, dores podem perturbar o sono e inúmeras outras questões, por isso que qualquer um dos elementos podem afetar o sangue e provar como consequência a insônia.

Durante a noite o fígado “recebe” o sangue que foi impregnado de toxidades ao longo do dia para que essa substância seja limpa e enviada para a mente para que possa despertar a consciência pela manhã de uma forma harmônica e assim seja possível o indivíduo ter uma noite de sono reparador e acorde descansado e bem humorado.

Baseado nessas questões, se faz importante entender o que desencadeia a insônia no seu paciente, quando e como ela começou. Analisar o modo como ela se manifesta também se faz importante, por exemplo o paciente que acorda várias vezes durante a noite, podemos pensar que ele tem um calor no sangue, que pode ser manifestado por conta de uma ansiedade, ou o paciente que demora a pegar no sono, pode indicar uma deficiência de energia do fígado ou uma sobrecarga desse órgão por conta de uma grande intoxicação do sangue, pode acontecer também do paciente acordar a noite com tosse e não conseguir dormir mais, nesse caso seria um desequilíbrio do pulmão, ou até mesmo acordar várias vezes a noite para ir ao banheiro urinar, que poderíamos pensar em um desequilíbrio do elemento água.

Consegue perceber que inúmeros são os desencadeadores da insônia porém qualquer um deles afetará o sangue que será desintoxicado pelo fígado, por isso se faz importante tratar o desencadeador da insônia mas também fortalecer o fígado para que ele consiga realizar a desintoxicação do sangue e do corpo durante a noite, mais especificamente entre 1 e 3 da manhã que é o horário de alta da maré energética do fígado.

Associar o padrão sindrômico encontrado na língua e pulso com os sintomas se faz importantíssimo para um tratamento duradouro e assim será possível traçar o melhor tratamento para o seu paciente, costumo dizer que não tem uma fórmula mágica para nenhum problema e que ponto sozinho não faz milagre, portanto não tem o melhor protocolo nesse caso, mas claro que tem pontos bons e que são indicados que poderão te auxiliar como F2 que ajuda a diminuir o calor do sangue, F3 que harmoniza a energia do fígado e por isso permite uma desintoxicação do sangue e claro pontos como C7, Yintang, VG20 são pontos que aumentam a produção de serotonina e permite assim a produção de melatonina e consequentemente favorece o sono.

18/11/2020

1 responses on "Insônia pela visão da MTC"

  1. Eu estou muito feliz professora maravilhosa com o seu ensinamentos, vc tão jovem tão sabia .grato. quero muito mim especializar nesta área maravilhosa.

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.