Formação e distribuição do sangue segundo a MTC

Energeticamente o sangue é formado pela energia do Rim, Baço e Fígado. Entenda como cada um desses órgãos atua na formação dessa substância tão vital para o nosso corpo.

Para começar precisamos entender que o sangue tem o papel fundamental no processo de metabolização da energia, o qi é distribuído pelo corpo juntamente com o sangue. O qi (energia) em comparação com o sangue é caracterizado como energia Yang e o sangue energia Yin, ambos possuem uma interdependência para que o corpo funcione de maneira harmônica.

O Rim por meio da energia ancestral fornece matéria prima para a formação dos glóbulos brancos do sangue que atuam no processo de defesa do organismo.

O Baço fornece energia yin por meio dos alimentos para formação da parte vermelha do sangue que carregam O2 para os tecidos corporais e nutre todo o corpo.

O Fígado recolhe o sangue durante a noite para que seja feita uma limpeza das impurezas captadas ao longo do dia, que envolve também os aspectos emocionais que o fígado se esforça para limpar durante o período noturno, ao despertar o fígado distribui sangue a mente, para que a pessoa acorde, manda também esse sangue limpo para o coração para ser distribuído para o corpo, na mulher manda sangue para o útero no período menstrual.

Resumindo

Rim: Parte branca do sangue, manda matéria prima para o baço produzir o sangue

Baço: Produz o sangue

Fígado: Limpa e distribui o sangue para o coração e útero.

Coração: Distribui o sangue por todo o corpo e a força do coração que manda o sangue para as extremidades, portanto extremidades frias, devemos analisar a energia do coração.

Um microssistema muito interessante de se analisar a situação do sangue é por meio da língua.

Se o centro da língua estiver roxo, pode significar que o baço produz o sangue, porém ele não está sendo distribuído de forma harmônica.

Centro da língua com saburra branca, indica frio interno que provavelmente pode dificultar a produção de sangue.

Agora se o centro da língua está roxo e a lateral pálida, podemos pensar que o sangue está sendo produzido pelo baço, porém o fígado não tem energia suficiente para recepcionar o sangue produzido.

Lateral da língua roxa, pode indicar que o o baço produz o sangue, manda para o fígado que recepciona, porém não consegue distribuir esse sangue.

Dica: Se o seu paciente apresenta sono muito agitado por pesadelos, analise a qualidade do sangue, provavelmente o fígado não está com energia suficiente para limpar o sangue durante a noite exigindo, portanto, mais energia do que o necessário para essa limpeza, provocando noites agitadas e mal dormidas. Uma combinação de pontos que auxilia na limpeza do sangue e no fortalecimento do fígado são F3 + F8.

0 responses on "Formação e distribuição do sangue segundo a MTC"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.