Elemento Terra

Composto pelo órgão Baço- Pâncreas e pela víscera estômago o elemento terra tem uma responsabilidade direta na separação e metabolização dos alimentos produzindo assim a energia Yin que advém dos alimentos (SAUDÁVEIS). Responsável também pela formação inicial do sangue que em comparação com a energia, tem característica Yin, além de manter tudo em seu devido lugar, portanto alterações de forma, devemos analisar a energia do elemento terra. Esse elemento é afetado diretamente pela preocupação que aumenta o índice de umidade no corpo.

Separação e metabolização dos alimentos. O elemento terra por meio do estômago separa a parte boa da ruim dos alimentos, a parte ruim é direcionada para o intestino delgado e a parte boa é direcionada para o Baço que produz por meio da essência desses alimentos e energia gu qi que é a base para formação do yin e sangue. Logo após esse processo, essa energia é enviada para o tórax que se une com a energia do pulmão e forma-se a energia de nutrição e proteção do corpo.

Relação com o sangue. Por meio da metabolização da energia dos alimentos é possível iniciar o processo de formação do sangue, e como esse elemento mantém tudo em seu devido lugar ele mantém esse sangue dentro dos vasos, portanto hemorragias tem relação direta com esse elemento, além de nutrir a musculatura com sangue.

Manter a estrutura. Lembro que a energia yin comanda a estrutura física e como essa energia é produzida pelo elemento terra, disfunções da forma física devemos analisar a qualidade desse elemento em relação aos sinais e sintomas dos órgãos e vísceras correspondentes.

Umidade. A umidade é um subproduto do elemento terra, ela faz com que o corpo funcione lentamente e com o tempo acumule gordura em locais específicos. Pense que se tenho umidade, tudo está mais lento eu preciso fornecer ao corpo energia que queime e mova essa umidade que no caso é a energia yang (captada pelo pulmão e movimentada pelo coração). Lembro também que alimentos ricos em carboidratos simples aumentam o acúmulo de umidade pelo corpo, por isso hoje é muito comum encontrarmos línguas úmidas mesmo em pessoas que não apresentem excesso de peso.

Preocupação. Quando se pensa em apenas uma coisa por vez, a preocupação faz com que o pensamento fique mais lento e não tenha um desenvolvimento das ideias.

Sinais e sintomas mais comuns relacionados ao elemento terra são: obesidade, tensões musculares, tensões na ATM, umidade na língua, cansaço extremo, sono excessivo, preocupação, língua pálida, com fissuras e/ou saburra grossa, úmida, entre outros sinais relacionados aos locais comandados por esse elemento.

 

0 responses on "Elemento Terra"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.