Elemento Madeira

Composto pelo órgão fígado e pela víscera vesícula biliar o elemento madeira é responsável direto pela limpeza e distribuição do sangue além de controlar o volume de sangue no organismo, mantém também a energia dos meridianos circulando livremente, esse elemento é afetado diretamente pela raiva que influencia negativamente a capacidade de planejamento, análise real dos fatos, tomada de decisões e proporciona possíveis frustrações e mágoas.

Limpeza e distribuição de sangue: Uma das principais funções do fígado. Durante a noite ele é responsável por limpar o sangue de todas energias tóxicas acumuladas ao longo do dia, quando o fígado apresenta alguma fraqueza, não consegue limpar esse sangue de forma efetiva, podendo gerar insônia onde o indivíduo demora pegar no sono ou apresenta um sono agitado por pesadelos. Quando essa limpeza não é efetiva o paciente pode já acordar com cefaleia ou irritadiço.

Fluxo livre das energias: O elemento madeira organiza as energias, mantendo a atividade energética de cada órgão e víscera. Por exemplo o Qi do baço precisa ser ascendido para o tórax, e o elemento madeira fornece força para subida dessa energia e assim é mantido o fluxo livre do qi.

Nutre por meio do sangue o sistema reprodutor, levando ao útero o sangue para que aconteça o ciclo menstrual e no homem promova a ereção peniana. Portanto questões relacionadas ao sistema reprodutor feminino ou masculino, devemos dar uma atenção ao elemento madeira e diretamente ao fígado.

Segue abaixo alguns dos sinais e sintomas apresentados por desequilíbrios diretos ou indiretos do elemento madeira.

*Problemas ginecológicos

*Tensão pré-menstrual – TPM

*Cólicas menstruais

*Raiva, mágoa e frustrações

*Tendinites

*Dores no ombro

*Cefaleia

*Insônia

*Problemas de visão

*Queda de cabelo

*Distúrbios no fígado e vesícula biliar

Portanto se o seu paciente apresentar alguns desses sinais analise como está a energia do fígado e vesícula biliar, principalmente observando a língua do paciente. Lembro que a cor da língua apresenta a saúde desse elemento em relação ao sangue. Onde a língua roxa apresenta estagnação de sangue, vermelha calor no sangue e pálida deficiência de sangue. Muitos são os motivos que podem provocar alterações no sangue, porém sempre que tiver um desequilíbrio relacionado a ele, investigue sobre possíveis padrões de desequilíbrios que envolve o elemento madeira.

 

18/11/2020

0 responses on "Elemento Madeira"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.