Elemento água

O elemento água é responsável pela concepção, crescimento, desenvolvimento. Fornece a individualidade a cada um. Composto pelo órgão rim e pela víscera bexiga, tem como cor e sabor tonificante o preto e o sabor salgado além da estação do ano inverno e o fator patógeno frio. Comanda energeticamente a coluna, os joelhos e o sistema linfático.

A principal função desse elemento é metabolizar e distribuir a energia ancestral, advinda dos pais e fornecida ao filho no momento da concepção, chamada de energia pré celestial, portanto não pode ser reposta e vamos perdendo-a ao longo da vida, logo o envelhecimento também é regido por esse elemento. Além dessas funções, o rim controla a medula, que é a matriz energética que abastece” o cérebro, ossos e espinha dorsal. Por isso é considerado o mar das medulas.

Na visão ocidental o rim é responsável por filtrar o sangue afim de eliminar toxinas e materiais não utilizáveis no metabolismo corporal, manter o controle hídrico e atuar como produtor de alguns hormônios.

A bexiga tem a função energética de receber parte dos líquidos orgânicos enviados pelo intestino delgado a fim de realizar o último processo de purificação desses líquidos orgânicos, logo separa a parte “pura” da “impura” que a não utilizada é eliminada em forma de urina que a parte boa é enviada para auxiliar na hidratação da pele e músculos.

Características físicas: Rosto redondo com bochechas caídas, face pálida, tendência a retenção de líquidos. Membros superiores e inferiores roliços porém flácidos, abdômen flácido, mãos pequenas, macias e edemaciadas, cor acinzentada.

Características do temperamento: A insegurança provoca o medo que deixa o indivíduo na defensiva, os instintos são bem aguçados, tendência a manipulação, gosta do poder e de dominar os outros, a síndrome do pânico pode ser desenvolvida como um agravante do medo essas características quando apresenta-se em desequilíbrio, quando equilibrado o elemento água é bem corajoso, obstinado, consegue atingir seus objetivos e sabe onde vai chegar e consegue valorizar as pessoas próximas.

Sinais e sintomas: Retenção de líquido geral, problemas relacionados ao rim e bexiga, infertilidade, dores na coluna, principalmente lombar e joelhos, cabelo branco precoce, constituição fraca, doenças genéticas, artrite, artrose, reumatismo entre outras disfunções relacionadas ao rim, bexiga e aos sistemas comandados pelo elemento.

 

18/11/2020

0 responses on "Elemento água"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.