Depressão a partir da Medicina Tradicional Chinesa

Considerada uma das doenças com maior potencial de ser desenvolvida no futuro, a depressão atualmente já atinge inúmeras pessoas.

Caracterizada por uma tristeza profunda e prolongada, onde a pessoa se sente desmotivada, sem ânimo, e se vê sem saída, não sente prazer pela vida, abatimento e falta de energia geral.

A nível cerebral a depressão provoca ou é provocada por uma deficiência na atividade de alguns neurotransmissores responsáveis pela produção de alguns hormônios, como a serotonina e endorfina que fornecem a sensação de prazer, bom humor e bem estar.

Energeticamente a depressão é provocada por uma deficiência de yang qi, que provavelmente se torna deficiente inicialmente por uma insatisfação que provoca uma tristeza que faz com que a energia yin fique preponderante, pois essas emoções aumentam a produção dessa qualidade energética por serem de natureza fria. Como sabemos o frio consome a energia yang que é responsável pelo movimento, calor, expansividade e atividade mental.

Inúmeros são os motivos que podem desencadear o sentimento de tristeza, o que pode ser o gatilho para o desenvolvimento da depressão. Pode ser uma situação momentânea, pelo acontecimento de algo inesperado ou a pessoa pode ter esse sentimento de tristeza desde a infância. Independente do causador dessa emoção, devemos focar o tratamento inicial no elemento metal.

Sabemos que o elemento metal tem como emoção a tristeza, isso se dá por ele ser responsável pela captação de 02 que é a matéria prima da energia yang e quando ele fica em deficiência, há uma dificuldade na captação de 02, diminuindo assim a produção do yang e preponderando a energia yin, deixando a energia mais densa, turva e provocando ou agravando os sinais de introspecção e tristeza.

Vale lembrar que a introspecção é necessária para que se tome decisões, pense sobre possibilidade e a reflexão aconteça, o que não pode é uma pessoa viver sempre nesse mundo introspectivo, pois o excesso desse comportamento pode provocar a tristeza e consequentemente a depressão.

O tratamento consiste inicialmente em melhorar a captação de 02 por meio do elemento metal que tem como órgão o pulmão e como víscera o intestino grosso, portanto torna-se importante em um paciente com característica depressiva, o terapeuta analisar se o mesmo apresenta sinais e sintomas relacionados ao pulmão e intestino grosso.

Torna-se importante também recomendar ao paciente a prática de atividade física diária, pelo menos uma caminhada. No começo será difícil convencê-lo a sair de casa, portanto torna-se necessário, se possível, fazer contato com uma pessoa próxima que o ajude e estimule a sair de casa, além do acompanhamento com uma nutricionista ou até mesmo você como terapeuta de medicina chinesa, recomendar evitar alguns alimentos e aumentar o consumo de outros, como por exemplo aumentar o consumo de folhas verde escuras que melhoram a energia do pulmão, auxiliando assim na captação de 02. Consumir também abacaxi e banana que possuem triptofano que melhoram a produção de serotonina, por exemplo.

 

Na acupuntura pontos como:

P7 + R6. Vaso maravilhoso que atua diretamente na energia do elemento metal, portanto atua na deficiência de Yang qi.

P5. Equilibra as emoções dos zang fu além de ser ponto Ho do elemento metal, que atua diretamente na insatisfação e tristeza

C3 + C7. Uma combinação excelente nesse caso, pois aumenta a atividade da energia yang, além de clarear a mente do paciente, fazendo com que ele pense melhor. Auxilia também na produção de serotonina e endorfina.

VB14. Um importante ponto que atua na limpeza do lobo frontal, permitindo ao paciente tomar melhores decisões pensando de forma racional.

IG4 + IG11. Atuam equilibrando a energia do intestino, melhora a mobilidade intestinal e consequentemente aumenta a captação de minerais, vitaminais importantes para uma boa saúde, além de captar também triptofano, o precursor da serotonina.

1 responses on "Depressão a partir da Medicina Tradicional Chinesa"

  1. Queria aqui deixar meus agradecimentos e também parabenizar vc Amanda por esse seu trabalho informativo pelo grupo do telegram e pelo seu site, que muito nós ajuda e nos orienta cada vez mais a otimizar o tratamento aos nossos pacientes. Gratidão

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.