Estudando MTC

Seu blog de Medicina Tradicional Chinesa

TDAH E A MEDICINA CHINESA

O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma patologia crônica que normalmente começa na infância e se perpetua ao longo da vida adulta. O principal sintoma é a falta de atenção e consequentemente dificuldades em diversas áreas da vida por consequência dessa condição.

Pessoas que apresentam esse transtorno, manifestam um comportamento agitado, com dificuldade em se concentrar, não conseguem concluir tarefas básicas, se distraem com muita facilidade, tendem ao baixo rendimento escolar, dificuldade em organizar as ideias e o ambiente físico. Não se atentam a detalhes e parecem estar o tempo todo distraídos, a principal característica do indivíduo que apresenta TDAH é a procrastinação, estão sempre com ideias maravilhosas, mas nunca a tira do papel.

Quando o paciente recebe um diagnóstico correto de TDAH, ao começar um tratamento com medicamento e outras terapias, manter bons hábitos de vida, é possível controlar todos os sintomas e essa condição começa a se tornar imperceptível. A dificuldade atualmente é receber um diagnóstico realmente correto em relação ao TDAH, infelizmente muitas pessoas são diagnosticadas de forma errônea, por ser um diagnóstico clínico, além disso a capacidade de distração do ser humano está cada vez maior. Com a tecnologia na palma da mão a distração por todos os lados favorece a falta de atenção, a dificuldade em se expor ao tédio, a mente está sendo estimulada o tempo todo, seja por celular, computador, outdoors digitais, músicas, enfim a capacidade de distração do ser humano está cada vez maior, mas apesar disso, não significa que esses são os motivos para o aumento significativo de diagnóstico de TDAH. Outro aspecto que favorece sintomas parecidos com TDAH são maus hábitos de vida que favorece a inflamação corporal, principalmente intestinal, abaixando os níveis de Dopamina e Serotonina, responsáveis pelo bem humor, disposição, foco, concentração e desenvolvimento da memória e aprendizado. Portanto muitos pacientes que melhoram a condição da alimentação e adquirem um estilo de vida saudável, acabam com os sintomas que indicam um transtorno de déficit de atenção.

De acordo com a medicina chinesa teremos alguns desequilíbrios energéticos que podem provocar essa condição de desatenção real, podendo levar ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

A primeira condição seria o excesso de calor, a energia yang aumenta o ritmo das energias, favorece o pensamento desordenado, além de contribuir com a dificuldade em assimilar coisas novas e poderá provocar além da condição de desatenção a irritabilidade.

Outra condição que pode ocasionar o TDAH é a ausência de sangue, quando o paciente com essa condição apresentar a língua pálida, será um indicativo de que o sangue não está sendo produzido como deveria e consequentemente o paciente não consegue nutrir a mente, provoca desatenção constante, não está ligado diretamente a irritabilidade, mas a falta de atenção e dificuldade de concentração.

A umidade presente na mente pode ser outro fator que contribui para o desenvolvimento de TDAH, a umidade deixa as energias paradas, dificulta a concentração e associação de ideias, prejudicando o desenvolvimento da inteligência, podendo provocar inclusive uma baixa autoestima.

Pessoas do biótipo fogo, tendem a apresentar TDAH com mais facilidade, por serem naturalmente pessoas distraídas e consequentemente apresentarem dificuldades em se concentrar, ler, realizar atividades rotineiras. E como são pessoas muito mentais, eles apresentam ideias mas dificuldade em executá-las.

O tratamento do paciente com TDAH vai depender das características do transtorno apresentado por ele e da análise dos padrões de desequilíbrios apresentados pelo paciente por meio da observação da língua e pulso. Segue abaixo alguns pontos que podem contribuir com a elaboração do seu protocolo.

Pontos gerais

Yintang, VG20, 4 cavaleiros, VB14 – Esse conjunto de pontos irá contribuir para diminuir o ritmo acelerado das energias e mais ainda organizar as ideias.

Se o paciente apresentar um excesso de calor no sangue e/ou qi os pontos como C7, F2, CS6 podem ser excelentes para diminuir essa condição.

Paciente em casos de deficiência de sangue, os pontos BA10, BA6 e E36 auxiliariam na produção do sangue, melhorando essa condição.

Se o seu paciente apresentar uma estagnação de qi por umidade, os pontos BA3 e E40 poderão ser bem vindos no seu protocolo.

Entenda que, os pontos gerais são indicados independente do padrão de desequilíbrio que o paciente apresenta. Logo se o seu paciente apresentar um transtorno de déficit de atenção acompanhado de um calor geral, você poderá utilizar Yintang, VG20, 4 cavaleiros, VB14, C7, F2, CS6. Lembrando que o conjunto de pontos vai depender de todos os sintomas apresentados pelo seu paciente.

E ai, gostou? Comenta aqui embaixo, para que possamos continuar nessa jornada de produção de conteúdo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Quero receber mais posts como este

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações