Estudando MTC

LOGOPREV-3-black-p8pbaw6i08o0sefn4n00sqxt7i6j5xvbzhfvjbkkha

Nosso Blog

Combinações Clássicas dos Pontos de Acupuntura

Combinar os pontos se faz necessário para um bom tratamento de acupuntura, no entanto para fazer essas combinações se torna necessário ter um entendimento sobre função e indicação dos pontos de acupuntura, sempre falo obre a importância de se aprofundar nos principais pontos que você profissional não vive sem. Eu particularmente, gosto de associar o ponto com uma ação principal dele. Como por exemplo, E36 trabalha o calor, E40 elimina e umidade, F3 equilibra o fígado, F2 controla o calor do sangue e assim por diante, lógico que são características principais de cada ponto para que facilite a minha lembrança daquele ponto e não que o ponto tem única e exclusivamente essa função.

Ao combinar os pontos de acupuntura, levando em consideração a individualidade do paciente, analisando seus sintomas, padrões de desequilíbrio observados na língua e pulso, você conseguirá traçar um tratamento um mais eficiente. A união faz a força em várias frentes da nossa vida e na acupuntura, a união dos pontos fará a força do tratamento. Segue um exemplo de como combinar os pontos de acupuntura.

Paciente, sexo feminino, 28 anos com menstruação intensa, cólicas menstruais, cefaleia, insônia, relata ansiedade, língua extremamente vermelha e com petéquias vermelhas na região do coração e roxo nas laterais, pulso bem forte e rápido em todas as posições.

Por meio desses sintomas, podemos perceber que há uma estagnação de sangue do fígado por conta das laterais arroxeadas, além de calor no sangue pela língua vermelha e calor no coração por conta das petéquias vermelhas na ponta, o pulso forte e rápido mostra um padrão de calor interno, esse calor está provocando a ansiedade e provavelmente a insônia que pode acontecer tanto pelo calor quanto pela estagnação e por conta dessa estagnação do sangue a paciente está apresentando cólicas menstruais, além de fluxo intenso e cefaleia. Aqui temos um desequilíbrio dos elementos madeira e fogo que apresentam um calor e estagnação do sangue. Eu utilizaria os seguintes pontos, levando em consideração toda essa análise acima.

Vaso maravilhoso: TA5 + VB41 – Move o sangue diminuindo a estagnação, além de fortalecer o elemento madeira.

F3 + F8 – Move a estagnação de sangue do fígado, auxiliando no alívio das cólicas menstruais e cefaleia.

R14 – Tem uma ação no útero e irá contribuir para o alívio das cólicas e controle do fluxo menstrual.

IG4 – Ponto excelente para alívio da cefaleia.

C7 + CS6 – Ansiedade, melhora o sono e diminui o calor.

*Eu particularmente utilizaria o vaso maravilhoso com o método cruzado unilateral, e os outros pontos bilaterais. Tirando o vaso maravilhoso, o restante não tem ordem de puntura.*

Observem que são combinações de pontos que se complementam e dão um direcionamento melhor ao tratamento.

Gostaria de aprender fazer um protocolo dessa forma? Levando em consideração as individualidades do seu paciente e bem focado?

Então te convido a participar da nossa comunidade Acupunturista Master que estão com as inscrições abertas. É uma plataforma de assinatura anual onde você terá disponível mais de 13 cursos, ebooks, ficha de anamnese, local para consulta dos principais pontos de acupuntura, aulas extras, mini curso de língua e biotipologia e muito mais, voltada para estudantes e profissionais de acupuntura que buscam se especializar, você encontrará em um só lugar do básico ao avançado de acupuntura. Clique no link, veja os detalhes e se inscreva.

estudandomtc.com/acupunturista-master

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Quero receber mais posts como este

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações