A fibromialgia é uma doença que afeta o corpo físico por uma consequência dos desequilíbrios da mente/emoções e energias. O paciente com essa patologia sente dores ao longo de todo o corpo em pontos específicos, no total são 18 pontos possíveis de dor e para serem diagnosticados com fibromialgia é necessário sentir pelo menos 11 pontos dolorosos, essas regiões de dor aparecem principalmente na musculatura e costuma vir acompanhada de outros sintomas como fadiga, insônia, ansiedade, depressão, alterações intestinais entre outros.
Seguindo os conceitos da medicina chinesa, ao tratarmos a fibromialgia é necessário investigarmos sobre o elemento terra e madeira principalmente, pois essa patologia afeta essencialmente o sangue que pode apresentar-se comumente em deficiência ou estagnação, a forma mais eficiente para diferenciar essas síndromes é por meio da análise da língua. Quando a língua estiver pálida indicará deficiência de sangue, agora se estiver roxa indicará estagnação de sangue.
Um aspecto comum entre a medicina ocidental e a medicina chinesa é que ambas concordam que essa patologia é de fundo emocional, as principais emoções segundo a medicina chinesa são a mágoa, sentimento de culpa, vitimismo, dificuldade em dizer não entre outros, lembro que esses são os possíveis gatilhos para os desequilíbrios energéticos que tem como consequência a fibromialgia.
Portanto para um tratamento eficaz torna-se necessário além da acupuntura o paciente buscar recursos como terapia, melhorar alimentação e uma prática de atividade física regular, assim é possível trabalhar todos os gatilhos que desenvolvem a dor.
Alguns pontos são indicados para esse tratamento, porém lembro que cada paciente é único e o protocolo final será definido pelo terapeuta após a anamnese completa.
CS6 + BP4 – Vaso maravilhoso utilizado para reequilibrar o elemento terra e nutrir a musculatura
BP10 – Por ser uma patologia que afeta diretamente o funcionamento do sangue, esse ponto é indicado pois auxilia na produção do sangue e também no direcionamento do sangue para nutrição dos músculos.
C7 – Ponto para trabalhar os desequilíbrios emocionais.
VB14 – Excelente para que o paciente raciocine melhor e entenda de forma mais efetiva suas manifestações emocionais.
VB34 – Indicado para nutrir os músculos e tendões, auxiliando assim no processo de dor.
Veja também os principais pontos de dor para que possa utilizar pontos ashi para auxiliar na estagnação local de qi.
Outro recurso excelente, que gosto muito é a ventosa deslizante na região das costas, podendo associar um óleo essencial de sua preferência ou óleo normal que ajude no deslizamento da ventosa, ai sim esse paciente sairá mais relaxado ainda da sessão.