Notice: Undefined index: quiz_passing_score in /opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/wp-content/plugins/wplms-h5p-plugin/vibebp/class.init.php on line 55

Warning: Use of undefined constant WPLMS_API_NAMESPACE - assumed 'WPLMS_API_NAMESPACE' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/wp-content/plugins/wplms-mycred-addon/vibebp/includes/class.init.php on line 166

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php on line 1403

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php on line 1405

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php on line 1403

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php on line 1405

Acupuntura e sua ação no intestino grosso

Considerado pela medicina ocidental como o segundo cérebro, o intestino é importantíssimo para manutenção da homeostase geral do corpo. Ele é comparado com o cérebro por abrigar um sistema nervoso e mais de 100 milhões de neurônios.
Em média 80% da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, é produzido no intestino, logo fica explícito que para um bom humor é necessário um intestino saudável. Além de captar a água do bolo fecal e eliminar o que não será aproveitado pelo organismo.

Já pensando pela medicina chinesa o intestino auxilia na desintoxicação das energias, captação de água e também na manutenção do bom humor. Associando com a visão ocidental, o fato do intestino ser precursor da serotonina, temos mais um indicativo de sua participação na manutenção do bom humor. Uma parte do processo de purificação dos líquidos orgânicos acontece no intestino, onde ele separa os líquidos bons, que são enviados para a bexiga, e os ruins que são processados para serem eliminados.

A emoção que afeta o intestino grosso é a tristeza, junto com o pulmão o intestino compõe o elemento metal, esse elemento é responsável por promover a limpeza energética do organismo além de auxiliar na fusão das energias para um bom desempenho energético. Ambos são responsáveis pela produção do yang qi, principalmente o pulmão que capta o yang por meio da respiração, portanto se um indivíduo não respira bem terá pouca captação do yang e a partir daí inicia-se o processo da toxidade energética que pode ser alojada no intestino podendo gerar quatro principais síndromes.

Calor ou deficiência de yin no intestino grosso – O calor tem a capacidade de secar os líquidos orgânicos e a secura no intestino irá provocar constipação com fezes secas e dificuldade em evacuar, podendo vir acompanhado de queimação no ânus.

Umidade no intestino – Esse desequilíbrio tem como manifestação o acúmulo de líquidos orgânicos, onde o indivíduo apresentará fezes amolecidas e diarreia com frequência além de dor abdominal, muco e as vezes sangue nas fezes. Essa umidade pode vir acompanhada de dois fatores patógenos diferentes, o que irá diferenciar são os sintomas associados a diarreia.

Umidade-calor no intestino grosso – Nesse caso há os sintomas de diarreia, dores abdominais, fezes amolecidas, muco e as vezes sangue nas fezes, mas além dessas características o paciente poderá apresentar sudorese, urina escassa e escura, sede intensa e outros sintomas de calor.

Umidade-frio no intestino grosso – Já nessa situação o paciente poderá apresentar diarreia, dores abdominais, fezes amolecidas, muco e as vezes sangue nas fezes, essas características podem vir acompanhadas de sensação de frio no abdômen e sensação de frio geral.

Observem que os sinais e sintomas de frio e calor terão as mesmas características, o que irá definir os sinais e sintomas é onde esse fator patógeno foi instalado.

Alguns pontos de acupuntura tem uma ação direta no intestino, os que mais gosto são

IG4 – Reequilibra o intestino, seja constipação ou diarreia.

E25 – Ponto alarme do intestino grosso.

R15 – Excelente ponto para constipação.

IG11 – Elimina o calor do intestino

*Lembro que o que determinará o protocolo final do seu tratamento será a necessidade individual do seu paciente.*

18/11/2020

0 responses on "Acupuntura e sua ação no intestino grosso"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.